A calibragem de pneus deve ser feita semanalmente. Manter os pneus com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, principalmente se você quiser economizar combustível. Mas como é feita a calibragem? 


O primeiro ponto a ser abordado é que a calibragem deve ser verificada com os pneus frios (em um posto próximo). Mas como assim pneus frios? Quando falamos sobre pneus frios, significa que é recomendado que você não tenha rodado muito com o seu carro antes de calibrar. Ou seja, calibrar quando você está vindo de uma viagem não é o ideal, uma vez que o pneu já terá esquentado devido ao atrito com o solo durante todo o percurso


O recomendado é rodar no máximo 2 a 3 km antes de calibrar, assim a temperatura do pneu estará mais próxima à ambiente, garantindo uma calibragem correta. Em outras palavras, é bom ver algum posto de combustíveis próximo para verificar a calibragem dos pneus do seu carro. 


  • Mas e se eu não souber a calibragem correta?


Normalmente, cada carro possui uma calibragem específica, a qual é indicada no manual do veículo. Mas tenha calma! Se você, por alguma razão desconhecida, não lembra onde está o manual ou nem o possui mais, temos uma indicação de calibragem. 


Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior. Por isso, o mais indicado é verificar no manual do veículo, com o fabricante ou então com um mecânico que seja de sua confiança. 


Agora você já entendeu a teoria por trás da calibragem. Mas como é o processo? Segura que lá vem um passo a passo bem simples!


Nos acompanhe:


1° digite o número de libras no visor do calibrador e acione-o;

2º retire a tampa da válvula do pneu;

3° aperte a trava na ponta do calibrador (quando existir);

4° encaixe a mangueirinha na válvula;

5° aguarde o apito do equipamento indicando a pressão ideal;

6° voltar com a tampa da válvula.


E pronto. Os pneus do seu veículo estão devidamente calibrados e prontos para a estrada. Boa viagem!