A cristalização do vidro do carro é um processo que envolve a aplicação de uma camada protetora para repelir água e sujeira, melhorando a visibilidade durante a condução sob chuva e facilitando a limpeza.

Diante dos benefícios deste processo, a Polígono Fiat apresenta um guia detalhado para realizar a cristalização dos vidros do seu carro.

Então, vejamos:

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Limpador de vidros automotivos

Pano de microfibra;

Álcool isopropílico;

Cristalizador de vidro (também conhecido como selante de vidro ou repelente de água);

Aplicador de espuma ou algodão;

PREPARAÇÃO

a) Estacione o carro em um local sombreado e bem ventilado para evitar que os produtos sequem rapidamente ou que a poeira grude nos vidros.

b) Certifique-se de que os vidros estão frios ao toque.

LIMPEZA INICIAL

a) Lave os vidros com um limpador de vidros automotivos e um pano de microfibra para remover sujeiras soltas, poeira e resíduos.

b) Certifique-se de limpar todos os cantos e bordas dos vidros.

PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE

a) Passe um pano levemente umedecido com álcool isopropílico (O álcool isopropílico pode ser encontrado em lojas de produtos químicos, farmácias e também é possível comprá-lo online em diversos sites especializados.)sobre o vidro para remover qualquer resíduo de produtos de limpeza e preparar a superfície para a cristalização.

b) Seque com um pano de microfibra limpo e seco.

APLICAÇÃO DO CRISTALIZADOR DE VIDRO

a) Aplique uma pequena quantidade de cristalizador de vidro no aplicador de espuma ou algodão.

b) Espalhe o produto uniformemente sobre o vidro com movimentos circulares ou verticais/horizontais, dependendo das instruções do fabricante.

c) Deixe o produto secar pelo tempo recomendado pelo fabricante (geralmente alguns minutos).

REMOÇÃO DO EXCESSO

a) Use um pano de microfibra limpo e seco para remover o excesso de cristalizador, fazendo movimentos circulares.

b) Certifique-se de que não haja resíduos ou manchas no vidro.

CURA DO PRODUTO

a) Deixe o produto curar pelo tempo indicado nas instruções do fabricante antes de expor o vidro à água ou ao clima. Isso pode variar de algumas horas a 24 horas.

DICAS ADICIONAIS

a) Sempre siga as instruções específicas do produto de cristalização que você está usando, pois pode haver variações nos tempos de secagem e métodos de aplicação.

b) c) Para manter o efeito da cristalização, evite usar limpadores de vidros que contenham amônia ou abrasivos.

Reaplique o cristalizador conforme necessário, geralmente a cada 3-6 meses, dependendo das condições climáticas e do uso do veículo.

Portanto, a cristalização do vidro do carro melhora significativamente a visibilidade durante a condução em condições de chuva e facilita a manutenção dos vidros limpos. Com os materiais e técnicas corretas, você pode realizar a cristalização em casa e desfrutar dos benefícios de vidros repelentes de água e sujeira.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Compartilhe!